A princípio vamos desmistificar o termo “Labirintite “ comumente usado para qualquer tipo de tontura . Labirintite significa inflamação do labirinto (O sufixo “ite” vem do grego , inflamação e Labirinto é o nosso Ouvido Interno que é responsável pelas funções de equilíbrio e audição ).
Na verdade a Labirintite, é uma das várias causas de tontura e uma das menos frequentes. A tontura , que consiste em um a sensação de ilusão de movimento e desequilíbrio, é um dos sintomas de Distúrbio Labiríntico . Pode ser referida como vertigem (rotação ) , desequilíbrio, lateropulsão , sensação de vazio na cabeça, instabilidade ou osciloscopia. Mas a tontura também é um sintoma comum a vários tipos de doenças. Portanto exige muito critério e atenção na sua avaliação , não sendo normalmente uma tarefa simples.
Cerca de 60 % se deve a patologias Labirínticas , as Síndromes Vestibulares Periféricas . As mais comuns, na ordem , são V e r t igem posicional paroxística benigna (VPPB), doença de Menière, neurite vestibular. Mas também pode ser causado por alterações ou lesões de origem no sistema nervoso central, como tumores, acidentes vasculares, doenças neurodegenerativas, entre outras. O diagnóstico é feito por uma anamnese detalhada , as características da tontura, como a duração, a frequência, a intensidade, fatores que agravam ou amenizam, e sintomas associados, principalmente auditivos . São necessários exames complementares de acordo com a suspeita diagnóstica.
Exames de diferentes tipos, incluindo exames laboratoriais, de imagem (Tomografia e/ou Ressonâncias Magnéticas), exames audiológicos (como Audiometria, PEATE ), Eletrofisiológicos (como o vectoeletronistagmografia), entre outros. O tratamento depende da causa da tontura. Podendo variar . O tratamento pode ser feito algumas vezes com orientações dietéticas por exemplo, medicamentos, reabilitação vestibular (um tipo especial de fisioterapia focado em equilíbrio) , por vezes até procedimentos cirúrgicos. Na grande maioria das vezes necessita uma abordagem multidisciplinar , até porque na maioria das de vez a causa é também multifatorial.
Com isso é importante o sintoma tontura ser devidamente investigado para que se possa oferecer o melhor tratamento para caso, evitando se rotular qualquer tipo de tontura como Labirintite. Por fim, os bons hábitos de saúde, como a prática regular de atividades físicas, dieta balanceada e equilibrada, visitas regulares aos profissionais de saúde, evitar o consumo de drogas ilícitas e o abuso de cafeína, ajudam a prevenir e tratar os mais comuns problemas de saúde que provocam tontura.